Prefeitura de Iguaba Grande  

                               Secretaria de Educação

  Principal Notícias Universidade aberta Fale com a Semec

 Semec

Universidade aberta
Unidades escolares
Casa da cultura
Biblioteca
NAE
Nutrição escolar
Folclore
História e cultura
Hora do recreio
 
   
Links
Prefeitura de Iguaba
Memória Fotográfica
Indicadores Sociais
Hino municipal
Símbolos do município
Aspectos Culturais
Sugestões e críticas
   
   

      Outros

Notícias
Eventos
Jornal Mural
Sala dos professores
   

 

 

Últimas Notícias:

Vernissage na Casa da Cultura:

02 de agosto: Nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, às 19h30, a Casa da Cultura apresenta a Vernissage “Fugere Urben”, que reunirá uma coletânea fotográfica de três artistas – Bianca Giacomelli, Maria Lopes e Celma Capeche.

A exposição contará com cerca de 40 fotografias que mostram paisagens de diversos países da Europa, clicadas pela fotógrafa Bianca Giacomelli, que morou durante anos na Inglaterra. A artista Maria Lopes irá expor fotos da fauna e flora de Iguaba Grande; e Celma Capeche exibirá fotografias paisagens da Ilha de Paquetá e de diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro.

A Casa da Cultura fica na Estrada do Sopotó, 36, no Centro de Iguaba Grande.


Casa da Cultura abre inscrições para oficinas gratuitas:

15 de julho: Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais promovidas pela Casa da Cultura Simonides Guimarães para o segundo semestre de 2010. De acordo com Diretor da Casa da Cultura, João Gabriel Cortez, dezenas de cursos são oferecidos no local, como oficinas de violão, contrabaixo, cavaquinho, teclado, balé, maquiagem, entre outros. As oficinas ocorrem regularmente e são abertas ao público, totalmente gratuitas, sem nenhuma taxa de inscrição.

Para participar das oficinas, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, das 8 às 17h, na Casa da Cultura, que fica na Estrada do Sopotó, 36, no Centro de Iguaba Grande. Menores de 16 anos deverão levar os responsáveis para realizar a inscrição. Maiores informações através do telefone 22 2624-4145.

 


Biblioteca Municipal recebe novos títulos:

22 de março: A Bliblioteca Municipal de Iguaba Grande recebeu do Sistema Estadual de Bibliotecas 309 títulos diversos onde se destacam os da área de educação:

* SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO: CONEXÕES CONTEMPORÃNEAS

* TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA V.1

* A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA. ENSINO E DOCÊNCIA.

* QUAL O PROBLEMA?(JOGOS MATEMÁTICOS)

* PNLL - PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA

* MEDIAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO HUGO LOVILOVO.

* O FEITIÇO DA POLÍTICA PÚBLICA: ESCOLA, SOCIEDADE CIVIL E DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

* ETNOGRAFIA E EDUCAÇÃO

* ESCOLA PÚBLICA E POBREZA NO BRASIL: A COMPILAÇÃO PARA MENOS.

* EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO.

* A DIFERENÇA QUE DESAFIA A ESCOLA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA INTERCULTURAL.

* DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS ANTIRRACISTAS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.


Iguaba é o primeiro município da região a cumprir lei Federal:

26 de fevereiro:
A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e a EMATER-RIO, é a primeira Prefeitura da região a implantar a Lei Federal nº 11.947, que determina que do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação - FNDE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

A primeira aquisição de produtos da própria cidade foi realizada na sexta-feira, dia 19, para que na segunda-feira, dia 22, as escolas já retornassem as aulas dentro do programa. Para esta primeira semana foram entregues: 5kg de abóbora, 20 molhos de cheiro-verde, 25kg de laranja, 4 molhos de couve, 15kg de batata-doce, 120kg de aipim e 565kg de banana.

De acordo com a nutricionista da secretaria de educação, Michelle Pinheiro, cada município deverá fazer uma triagem das potencialidades locais para que o cardápio possa beneficiar as produções da cidade.

Adão Veríssimo, morador do Arrastão das Pedras, é produtor rural e trabalha com agricultura familiar há muitos anos. Para Adão, que fornecerá uma variedade de alimentos como batata, aipim e abóbora, este projeto trouxe a possibilidade de crescer a produção. “Agora podemos plantar mais, pois temos uma garantia de compra. Isto ajudará muito na minha renda mensal”, disse Adão.

A Secretária de Agricultura, Marluci Souza, ressaltou que receberá o pedido de produtos listados pela nutricionista semanalmente, para que as 14 unidades de ensino municipal, entre elas a Apae, recebam alimentos que atendam às exigências do controle de qualidade. “Através deste trabalho, a Secretaria de Agricultura pretende incentivar a produção agrícola e pesqueira no município, resolvendo um dos principais entraves de agricultores e pescadores da região, que é a dificuldade de escoamento da produção. Este incentivo poderá beneficiar também a produção a nível regional, uma vez que, no caso de não ter o produto em Iguaba Grande, poderá vir de um município vizinho, desde que o mesmo seja da agricultura familiar”, explicou Marluci.


Casa da Cultura abre 348 vagas para oficinas gratuitas:

25 de Janeiro: Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais promovidas pela Casa da Cultura Simonides Guimarães. De acordo com Diretor da Casa da Cultura, João Gabriel Cortez, são 16 cursos oferecidos em um total de 348 vagas. As oficinas ocorrem regularmente e são abertas ao público, totalmente gratuitas, sem nenhuma taxa de inscrição.

Confira as oficinas e o número de vagas confirmadas para o ano de 2010:

VIOLÃO (12 VAGAS), TECLADO (16 VAGAS), FLAUTA (9 VAGAS), CAVAQUINHO (13 VAGAS), CONTRA BAIXO (14 VAGAS), GUITARRA (5 VAGAS), CANTO (10 VAGAS), CORAL (19 VAGAS), TEATRO (66 VAGAS), BALÉ (10 VAGAS), JAZZ (22 VAGAS), SAPATEADO (15 VAGAS), DANÇA DE SALÃO (30 VAGAS), BORDADO (42 VAGAS), PINTURA EM TECIDO (15 VAGAS), MAQUILAGEM PROFISSIONAL (50 VAGAS).

TOTAL DE VAGAS: 348 VAGAS

Para participar das oficinas, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, das 8 às 17h, na Casa da Cultura, que fica na Estrada do Sopotó, 36, no Centro de Iguaba Grande. Menores de 16 anos deverão levar os responsáveis para realizar a inscrição.


Casa da Cultura promoverá "Rock in Rua":

25 de Janeiro: Atenção metaleiros de plantão e amantes do rock pauleira! No dia 29 de janeiro, a Casa da Cultura Simonides Guimarães inicia o projeto “Rock in Rua”, que trará oito bandas do gênero para agitar a cidade, são elas:

1. UP SUN,
2. STONE,
3. EXTREME WILD,
4. THE SEXONS,
5. SUB TRACTION,
6. OUT WAY,
7. TWICE,
8. LEFTHAND

Segundo o Diretor de Cultura, João Gabriel Cortez, a idéia do projeto surgiu a partir da cobrança dos alunos da oficina de violão que, fomentados pelo professor, montavam bandas para ensaiar e cobravam um espaço para que pudessem realizar apresentações musicais. “Dessa forma, unimos o útil ao agradável. O evento contará com bandas de outros municípios como Cabo Frio, Araruama e São Pedro da Aldeia”, contou o Diretor de Cultura.

O Rock in Rua teve a sua primeira edição no ano de 2003 e contou com a participação da banda FORFUN – que até então não era conhecida na mídia. Está será a terceira edição do Rock in Rua. No intervalo de uma banda para outra acontecerão enquetes sobre a história do rock. Os vencedores ganharão brindes como camisas, bonés e chaveiros. Os shows acontecerão no palco montado na Avenida Paulino Pinto Pinheiro, no Centro de Iguaba Grande.


Inscrições para as oficinas da Casa da Cultura:

08 de Janeiro: A Diretoria de Cultura da Casa da Cultura Simonides Guimarães informa que, a partir do dia 18 de janeiro, estarão abertas as inscrições para as oficinas culturais. De acordo com Diretor da Casa da Cultura, João Gabriel, essas oficinas ocorrem regularmente e são abertas ao público, totalmente gratuitas, sem nenhuma taxa de inscrição.

Confira as oficinas confirmadas para o ano de 2010:

• bordado livre
• ballet
• jazz
• maquiagem
• pintura em tecido
• teatro
• violão

Para participar das oficinas, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, das 8 às 17h, na Casa da Cultura, que fica na Estrada do Sopotó, 36, no Centro de Iguaba Grande. Menores de 16 anos deverão levar os responsáveis para realizar a inscrição.


Confira os novos cursos da UAB:

05 de Janeiro: O sistema UAB é um projeto federal que tem por objetivo interiorizar e democratizar o acesso ao  ensino público superior e gratuito no país.

O pólo de apoio presencial da UAB em Iguaba está localizado na Escola Municipal Alice Canellas, no bairro da Cidade Nova. Conheça os Cursos previstos para 2010
Clicando aqui.


Curso de Capacitação foi um sucesso:

01 de Dezembro: Foi realizado ontem o encontro presencial para entrega dos certificados de conclusão do 1º curso de capacitação na modalidade EaD que a SEMEC ofereceu aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Com o tema: “Surdez: Possibilidades Educativas” o curso, com carga horária de 60 horas, foi uma inovação da SEMEC que facilitou o acesso dos educadores à capacitação já que o curso foi ministrado em um regime semipresencial.

A opção de utilização da modalidade EaD só foi possível devido a elaboração de uma plataforma de ensino virtual exclusivamente dedicada ao curso que permitia um alto nível de interação entre os alunos e entre estes e os tutores da capacitação.



Cine Tela Brasil é sucesso em Iguaba Grande:

30 de Novembro: Para muitos, ir pela primeira vez ao cinema é um sonho que se torna realidade. O Cine Tela Brasil esteve em Iguaba Grande nos dias 26, 27 e 28 de novembro e pôde proporcionar este grande sonho para diversos iguabenses.

Exibindo filmes nacionais de qualidade e de graça para a comunidade, milhares de crianças, jovens, adultos e idosos compareceram a sala de cinema instalada na Rua Dr. João Vasconcelos (em frente ao Colégio Cenecista). As sessões aconteceram com os filmes “Garoto Cósmico” às 8h30 (na quinta e sexta-feira) e às 14h30 (sábado), “Romance” às 10 horas (na quinta e sexta-feira) e às 18h (sábado), “Pequenas Histórias” às 13h30 (na quinta e sexta-feira) e às 16h (sábado), e “Era Uma Vez” às 15h (na quinta e sexta-feira) e 20h (sábado).


Segundo o diretor da Casa de Cultura, João Gabriel, esta foi uma sala de cinema completa, com 225 cadeiras, telão, projeção, som surround e ar condicionado. “É uma honra Iguaba Grande receber o Cine Tela Brasil. Das 2.700 pessoas assistiram os filmes exibidos, a grande maioria foi de crianças”, disse o Diretor da Casa de Cultura, João Gabriel.

O prefeito Oscar Magalhães foi conferir o filme “Era uma vez” no sábado à noite e elogiou o projeto Cine Tela Brasil. “Grande parte do público está indo ao cinema pela primeira vez. É comovente. As crianças deliram, assistem os mesmos filmes repetidas vezes. As senhoras também ficam muito tocadas com a oportunidade”, contou.



Escola Dep. Cláudio Moacyr de Azevedo produz jornal sobre meio ambiente:

27 de Novembro: Com o objetivo de conscientizar a importância do meio ambiente e ensinar como se produz um jornal mural para os alunos da rede pública municipal, alunos da Escola Dep. Cláudio Moacyr de Azevedo em parceria com Andréa Morais, Camila de Souza e Denise Lima do projeto AMBIENTECOM produziram um Manifesto Ambiental com conteúdo da Agenda Água na Escola e Agenda 21, ligados ao INEA.

Clique aqui para ver o jornal.


 

Cinema gratuito em Iguaba Grande:

23 de Novembro: Está chegando a hora! O Cine Tela Brasil estará em Iguaba Grande nos dias 26, 27 e 28 de novembro, exibindo filmes nacionais de qualidade e de graça para a comunidade. A sala de cinema itinerante, que viaja de uma cidade para outra dentro de um caminhão, é montada nas periferias para exibir filmes nacionais de qualidade e de graça para as comunidades que não têm acesso às salas convencionais. Em Iguaba, a estrutura do cinema será montada na Rua Dr. João Vasconcelos (em frente ao Colégio Cenecista).

Uma realização dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o Cine Tela Brasil é patrocinado pelo programa CCR Cultura nas Estradas, da Companhia de Concessões Rodoviárias, e chega à Costa do Sol através das Concessionária CCR ViaLagos.

Esta é uma sala de cinema completa, com 225 cadeiras, telão, projeção 35 mm em cinemascope, som surround e ar condicionado. Ele já visitou mais de 180 cidades cortadas pelas rodovias do Grupo CCR, realizou mais de duas mil sessões e exibiu 54 diferentes longas-metragens nacionais para um público que ultrapassa 440 mil espectadores. Trata-se de maior taxa de ocupação de cinema do País, com a média de 87% dos lugares ocupados em cada sessão.

Para auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, o Cine Tela Brasil desenvolveu um material específico e inédito com orientações metodológicas para utilização do cinema como recurso didático. O material, distribuído gratuitamente para as Secretarias de Educação e escolas da rede pública das cidades visitadas pela sala de cinema itinerante, inclui sugestões de atividades baseadas no conteúdo dos filmes e está disponível também no portal Tela Brasil (www.telabr.com.br). Na seção “em sala de aula”, arquivos podem ser baixados gratuitamente com temas para orientação dos alunos do ensino fundamental e médio.

Para o presidente da CCR ViaLagos e Ponte, engenheiro Márcio Roberto de Morais Silva o Cine Tela Brasil é um projeto de muita importância para a cultura e o cinema nacionais, “porque proporciona a magia da sala de cinema para quem não tem acesso a esse tipo de entretenimento e com uma programação de qualidade, levando o cinema brasileiro ao seu público e contribuindo para a melhor distribuição da cultura no país.”

Filmes e horários de exibições do Cine Tela:

Quinta e Sexta-feira (26/11 e 27/11) :

08h30 - Garoto Cósmico (Livre)

10h00 - Romance (12 anos)

13h30 - Pequenas Histórias (Livre)

15h00 - Era uma Vez (14 anos)

Sábado (28/11):

14h30 - Garoto Cósmico (Livre)

16h00 - Pequenas Histórias (Livre)

18h00 – Romance (12 anos)

20h00 - Era uma Vez (14 anos)


I Mostra Retalhos do Brasil e do Mundo:

10 de Novembro: A primeira etapa do projeto: Retalhos do Brasil e do Mundo foi um completo sucesso.
O Público teve a oportunidade de visitar diversas exposições que mostraram um pouco da cultura e tradição das regiões brasileiras: Pratos típicos, apresentações de grupos folclóricos e de teatro também foram um destaque na festa.

Clique aqui para ver o álbum de fotos da primeira etapa.

A segunda etapa ocorrerá nesta 6ª feira (13/11/09), às 18 horas na Casa da Cultura.
Nessa etapa, serão apresentados os trabalhos das escolas da Rede Municipal. Dessa forma, os jurados estarão concluindo a avaliação dos trabalhos e totalizando a pontuação e consequentemente, indicando as escolas vencedoras.


Festa do Dia dos Professores:

20 de outubro: Pela primeira vez, os educadores da rede municipal de ensino de Iguaba Grande participaram de uma festa à altura da classe.

O evento ocorreu em um ambiente agradável, com música ao vivo, delicioso churrasco e sorteio de vários brindes.

O pessoal se divertiu e dançou com muita empolgação.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Enildo, deu as boas vindas aos docentes, parabenizando-os pelo dia do mestre. Em seu discurso o professor Enildo afirmou que o governo municipal acredita na educação e reconhece o trabalho dos professores. O Secretário afirmou ainda que aquele evento foi para dizer para aos professores o quanto eles são reconhecidos.

Participaram do evento o Prefeito Oscar Magalhães e o Secretário de governo Tomaz Nanci.

Parabéns aos Educadores!

Clique aqui e veja fotos da festa.

 


Theresinha Pedrosa realiza Projeto Soletrando:

13 de outubro: Com o objetivo de incentivar e aprimorar o interesse dos alunos pela Língua Portuguesa, a equipe da escola Theresinha Pedrosa promoveu o Projeto Soletrando... Clique aqui para saber mais...

 


Corporação Musical de Iguaba Grande - Banda Municipal:

13 de outubro: Representando a cidade de Iguaba Grande. a Corporação Musical de Iguaba Grande brilhou mais uma vez ao conquistar o 2º lugar no campeonato de bandas e fanfarras, no município de Porto Real no dia 11 de outubro.

Parabéns ao maestro Miquéias Gomes e a todos os componentes da Corporação.



 


Rainha da Primavera:

13 de outubro: A casa da cultura promoveu o III concurso Rainha da Primavera (infantil).
O evento ocorreu no dia 25 de setembro, e além do tradicional desfile o evento foi abrilhantado com esquetes teatrais. a festa foi um sucesso!!!

Classificação do desfile:

Categoria de (5 à 8 anos)

Rainha: Raysa Vitória Rodrigues
Princesa: Julye de Souza Marins
2ª Princesa: Mayara da Cunha Monteiro

Categoria de (9 à 12 ANOS)

Rainha: Milena Lugones da Silva
Princesa: Emanuele Santana Câmara
2ª Princesa: Letícia Garcia Varial Dias

e a flor de Simpatia: Ariane Oliveira de Andrade.

 

 

IGUABA GRANDE PARTICIPA DO SNC (SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

13 de outubro: Com a participação de mais de 200 convidados dentre autoridades, membros de conselhos do estado e dos municípios, além de gestores públicos e privados de Cultura, o seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC), no Rio de Janeiro, primeiro evento na Região Sudeste, que foi realizado , no Palácio Gustavo Capanema.

Esteve representando Iguaba Grande o Diretor de Cultura João Gabriel Cortez e a Coordenadora de Dança Paula Andrade.

Nas oficinas, os palestrantes informarão propostas do MinC, experiências exitosas e casos práticos das políticas que buscam atender os princípios do SNC. Essas informações darão subsídios aos gestores e membros dos conselhos de cultura para implantarem, nos seus respectivos municípios e no estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC. Para Peixe, “os seminários trarão fortalecimento institucional, diálogo com gestores públicos estaduais, municipais e membros dos conselhos de cultura”.



 


Conferência Municipal de Educação:
30 de Julho: A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará, na próxima sexta-feira, sua Conferência Municipal de Educação.
Na ocasião, será apresentado o Plano Municipal de Educação, construído a partir das reuniões realizadas nas escolas com pais, responsáveis e funcionários, que discutiram as metas educacionais para os próximos dez anos e estabeleceram prazos para atingi-las.
Foi realizada uma Pré-Conferência, em 14 de julho, quando foram debatidas e votadas todas as propostas pelos representantes de cada segmento e das Unidades escolares.
Serão também apresentados os delegados que representarão Iguaba Grande na Conferência Intermunicipal de Araruama, defendendo as sugestões do nosso município para o Plano Nacional de Educação.
Data: 07 de agosto de 2009, a partir das 8h 30 min, no Espaço Gospel, Rua Engenheiro Neves da Rocha, 490, Cidade Nova, Iguaba Grande.
Projeto: Construindo a Educação das Relações Etnicorraciais

23 de Julho: Diversidade etnicorracial: Em parceria com o Movimento Negro Local (UCCNIG _ União Cultural de Consciência Negra de Iguaba Grande), a SEMEC realizará encontros nas escolas da Rede Municipal para iniciar o Projeto Construindo a Educação das Relações Etnicorraciais. estamos na 1ª fase do desenvolvimento do Projeto que é:

Visita às Escolas para que o Movimento Negro Local, junto a elementos da SEMEC-IG, possam sensibilizar a comunidade escolar para reflexões e elaboração de propostas visando a educação das relações etnicorracias.

Nesta visita, serão exibidos os vídeos: " Diálogos Contra o racismo" e " A Construção da Igualdade", com o objetivo de sensibilizar o corpo docente para o trabalho a ser desenvolvido com o tema.

Agenda das visitas:

E.M. Dep. Cláudio M. de Azevedo: 10/08 _ 10h às 12h e 15h às 17h;
E.M. Paulino P. Pinheiro Filho _ 15h às 17h;
E.M. Maria Nazareth teixeira Neves _ 12/08 _ 9h30';
E.M. Diléa Theresinha Cunha da Silva _ 13/08 _ 9h30';
E. M. Dr. Antonio Rodrigues Teixeira _ 14/08_ 9h30'
E.M. Sapeatiba Mirim _ 17/08 _ 9h30' e 14h30';
E.M. Therezinha Pedrosa _ 9h e 15h;
E.M. Ernestina Soares de Azevedo _ 20/08 _ 8h;
E.M. Dr. Tobias Tostes Machado;
E.M. Alice canellas da Silveira _ 03/09_ 9h;
E.M. Margareth Pinheiro freire _ 10/09 9h;
E. M. Narciso Macedo _ 11/09 _ 9h

Oficina de Capacitação para Professores e monitores de creche da rede municipal:

22 de Julho:
Oficina: “A importância da brincadeira na educação infantil” para Professores e Monitores de Creche: Dia 24/07 das 8h às 12h e 13h às 17h na Escola Municipal. Alice Canelllas da Silveira.
Educação e PM formam 326 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas:
15 de Julho: A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) realizará no dia 17 de julho, às 9h, no Esporte Clube Palmeiras, a cerimônia de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

No total, 326 alunos do 5º ano da rede pública, com idade entre 9 a 12 anos, vão participar da formatura do PROERD. Os formandos são alunos de cinco escolas públicas do município (Alice Canelas, Cláudio Moacyr, Antônio Rodrigues, Paulino Pinto Pinheiro, e Terezinha Pedrosa).

No programa, os alunos tiveram contato com diversas lições e aprendem formas de evitar as drogas e a violência. As aulas foram ministradas por policiais militares treinados para lidar com o público. O PROERD é um dos programas preventivos adotados pela Polícia Militar para combater o uso de drogas e diminuir a criminalidade. Por meio dele, os policiais vão ao encontro das crianças e ensinam sobre os perigos do uso de drogas, além de importantes dicas de como evitá-las.

O PROERD teve por base o Projeto D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e Distrito Escolar Unificado da Cidade de Los Angeles/EUA, adaptado à realidade brasileira pelo Centro de Capacitação PROERD/PMERJ.

Oficina sobre a África:

13 de julho: No dia 10 de julho, na E. M. Therezinha Pedrosa, aconteceu o Evento "Cores do Brasil" onde um grupo de estudantes e profissionais de diversas áreas que desenvolvem oficinas com alunos das escolas públicas, realizou uma oficina com o tema "África" desenvolvida através da literatura infantil.

Leitura dramatizada do livro "Amanhecer Esmeralda":

 

  Desfile cívico de 2009:
08/06/09 - No dia 08 de junho, aniversário do nosso município, uma grande festa foi realizada no centro da cidade. Este ano o desfile cívico teve como tema "Dos primórdios a emancipação".

Tivemos várias atrações e, dentre elas, podemos destacar a presença de representantes da Marinha do Brasil, da Banda de músicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Tivemos também a apresentação da banda Nair Valladares, da Banda do Instituto Siqueira Félix, da Banda de Maricá, da Tambores de Araruama e a de diversas escolas de Iguaba tais como as das escolas municipais Narciso Macedo, Alice Canellas e Claudio Moacyr, dos Colégios estaduais Paranhos e CIEP 457 e a banda do colégio Cenecista e do Intituto Genária Viana.

A Secretaria de Educação, reaparelhou com novos intrumentos e uniformes as bandas de diversos colégios municipais que, nos anos anteriores não desfilaram por falta de material. Confira algumas fotos do desfile clicando aqui.
 
  Historiadora de Iguaba Grande participa de Festival Internacional:

A historiadora e museóloga, Nilma Teixeira embarcou hoje à Paris, na França, para concorrer com o documentário “Ibiri: tua boca fala por nós” no Festival do Filme de Pesquisa 2009. Pesquisadores de várias partes do mundo participam do festival. Com o tema “Escravidão: memória, heranças e formas contemporâneas”, o festival está em sua segunda edição e se desenvolverá em datas e lugares significativos da memória da escravidão atlântica. O festival se interessa por filmes relativos tanto ao passado da escravidão quanto às suas formas de ressurgência contemporâneas.

Ontem, Nilma Teixeira recebeu a notícia que o seu documentário havia sido o mais votado pelo público presente, durante uma exibição de todos os vídeos inscritos, em Paris. No dia 16 de maio, haverá a votação do júri técnico para escolher o melhor documentário de pesquisa. Até novembro deste ano, serão realizadas outras seis apresentações em diferentes países. A última apresentação dos filmes participantes do festival acontecerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Documentário relata o sofrimento das “irmãs congas”: O documentário “Ibiri: tua boca fala por nós” retrata a história de seis irmãs descendentes de escravos e moradoras de Iguaba Grande. A luta por um pedaço de terra marca a trajetória das irmãs Georgina, Hermanda, Sigislete, Hilda, Maria e Luíza Conceição da Silva, que seguem a vida de acordo com tradições herdadas de seus antecedentes escravizados no Congo do século XIX.

Elas abasteciam a cidade com o resultado da sua lavoura até serem expulsas de forma violenta da terra que possuíam. Após passarem algum tempo escondidas nas matas da região conseguiram um pedacinho da terra que hoje é a base de sustento da família. Caminham 12 quilômetos para venderem colorau, ovos e limão. As irmãs se fecharam em seu pequeno mundo e mantém apenas o sonho de casarem. São "moças" como gostam de informar.

De acordo com Nilma Teixeira, a falta de comunicação foi a primeira dificuldade encontrada para a produção do documentário. Conhecidas na cidade como as “irmãs congas”, elas se comunicam através de um dialeto próprio. Foram quatro dias de gravação. O primeiro contato não foi muito amistoso. As irmãs se assustaram com os equipamentos de filmagem, e Nilma teve que explicar a função de cada elemento para elas se acalmarem. As gravações foram realizadas, principalmente, na casa das irmãs. Os depoimentos de conhecidos e pessoas que as ajudaram foram gravados em outras locações, como o sítio onde tem a casa de Farinha, local onde elas faziam o alimento que vendiam na época. O vídeo é um documentário e utilizou elementos da ficção para ilustrar cenas que aconteceram quando as irmãs eram um pouco mais novas. A jovem Vitória Cristina Toledo Nunes, de sete anos, representou Nilma. A menina aparecerá em uma cena que retrata o dia em que a diretora do documentário viu as irmãs pela primeira vez. A gravação do vídeo chamou a atenção dos moradores da cidade. A injustiça que aconteceu com as irmãs no passado revolta muitas pessoas ainda hoje.

Exibição em Iguaba Grande: O documentário “Ibiri: tua boca fala por nós” será exibido para a população de Iguaba Grande no dia 23 de maio, às 19h, na Praça da Estação, bairro Estação. O filme também participará em junho do Festival Etnográfico do Recife.

 

  Iguaba tem o maior índice do IDEB na Região dos Lagos 

Conforme divulgado pelo INEP desde sábado 21, os resultados relativos ao IDEB ( índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e ProvaBrasil ganham o noticiário de toda a imprensa brasileira e provocam análises e discussões nos meios educacionais.

Para satisfação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Iguaba Grande, os resultados divulgados contemplam a Educação do município com os mais altos índices da Região dos Lagos, superando bem os registros de 2005.

Iguaba Grande tem IDEB de 4,3 no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental e índice de 4,2 no Segundo Segmento (Base 2007), superando, inclusive, as projeções para 2009 e, no caso do Segundo Segmento, o de 2011.

 
   PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ATENDERÁ TAMBÉM JOVENS DE 16 E 17 ANOS QUE ESTIVEREM NA ESCOLA.

Jovens de 16 a 17 anos, regularmente matriculados no ensino regular ou na EJA, com freqüência mínima de 75% às aulas, poderão ser enquadrados no Benefício Variável Jovem/BVJ , dentro do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. O novo programa será lançado no dia 17 deste mês e logo a seguir acontecerá o cadastramento dos alunos que poderão pleitear o benefício, que ficará restrito a até 2 beneficiários por família.

 

 

 

 
 
Prefeitura Municipal de Iguaba Grande
Av. Paulino Rodrigues de Souza, 3.200
Cidade Nova, Iguaba Grande, RJ
Tel.: (22) 2624-3275

SEMEC -Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Av. Paulino Rodrigues de Souza,  2.137

Centro, Iguaba Grande, RJ

Tel.: (22) 2624-2888
Email:semec@iguaba.rj.gov.br